segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ECONOMIZAR ÁGUA

Muito se tem ouvido sobre a estiagem, sobre os baixos níveis de água dos nossos rios e reservatórios. E sem sabermos quando é que essa seca vai acabar, a palavra de ordem agora é ECONOMIZAR!
Sim, economizar muito agora para não ficarmos sem. Já que uma vez sem água ficamos também sem energia, sem comida, sem banho... sem vida! Nós não sobreviveríamos por muito tempo, não é mesmo?!
Por isso hoje vamos postar algumas dicas de como economizar água na sua casa durante os afazeres domésticos. Se cada um fizer a sua parte podemos melhorar bastante a nossa situação!
Então vamos lá:

  1. HIGIENE PESSOAL: Banho de 15 minutos é um exagero. Apenas 5 minutinhos é tempo suficiente para higienizar o corpo. Se fecharmos o chuveiro enquanto ensaboamos a economia é maior ainda. Para as mulheres que tem cabelos longos e demoram um pouco mais no banho por conta disso, sugerimos que passe o shampoo no mesmo tempo que se ensaboe. Assim na hora de se enxaguar você enxágua tudo de uma vez só. Outra sugestão é lavar a cabeça no tanque. A água gelada é melhor para o couro cabeludo, refresca nesse calorão e você ainda economiza mais água. Coloque um balde debaixo do chuveiro, assim boa parte da água utilizada no banho que iria para o ralo, você pode aproveitar para passar pano, lavar a varanda, lavar roupas, etc. 
    Ao escovar os dentes, se barbear ou lavar o rosto deixe a torneira fechada enquanto você não precisa dela. Com esse simples gesto, você pode economizar mais de 10 litros de água.
  2. COZINHANDO: Retire todo o excesso de comida dos pratos e ensaboe todas as louças antes de começar a enxaguar. Se você utiliza máquina de lavar, ligue-a somente quando já estiver cheia. Higienize frutas e verduras com cloro ou água sanitária (uma colher de sopa por litro de água durante 15 minutos) e depois com vinagre por mais 10 minutos. Já imaginou o quanto você gasta de água se lavá-los em água corrente? Deixe seu copo de beber água separado para utilizar sempre o mesmo e lavá-lo apenas ao final do dia. Isso economiza uma média de 2 litros de água.
  3. LAVANDO ROUPAS: Para quem usa máquina de lavar, deixe acumular as roupas e só assim lave as roupas, com a máquina cheia. Para as peças que são lavadas à mão, deixe as roupas de molho e use a mesma água de sabão para esfregá-las. Deixe para trocar a água apenas para o enxágue. Assim como a água do banho, use também a água do enxágue para lavar o quintal, passar pano, etc.

  4. QUINTAL E PISCINA: Nesse calor intenso, nós não somos os únicos que precisamos de água, nossa plantas também. Por isso, águe-as com regador ao invés de mangueira. Adquira o hábito de varrer o quintal e a calçada ao invés de lavá-los com mangueira. Caso queira lavá-los utilize um balde para isso, e se possível reutilize a água usada no banho ou lavadora de roupas.

  5. CARRO: Troque a mangueira por um balde. Essa atitude pode economizar mais de 200 litros de água em 30 minutos com a torneira aberta. E nessa época de estiagem mais forte, só lave o carro em caso de estrema necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário